arte

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

4º ANO

4º ANO
Iremos trabalhar os contos clássicos. Dessa forma, os livros deverão ser escolhidos, para o primeiro trimestre, deverão ser focados nesses contos: são inúmeros e não é difícil de encontrá-los.
Os poemas estudados, deverão ser os de Cecília Meireles, porque juntamente com o 5º ano, iremos fazer uma espécie de sarau de poesia, e eles deverão declamar nesse dia.
Há muitos poemas dela para crianças:
Por exemplo:

LEILÃO DE JARDIM
 Quem me compra um jardim
com flores?

borboletas de muitas
cores,

lavadeiras e
passarinhos,

ovos verdes e azuis
nos ninhos?

Quem me compra este
caracol?

Quem me compra um raio
De Sol?

Um lagarto entre o muro
e a hera,

uma estátua da Pri-
mavera?

Quem me compre este
formigueiro?

E este sapo, que é
jardineiro?

E a cigarra e a sua
canção?

E o grilinho dentro
do chão?

(Este é o meu leilão!)
(Cecília Meireles)

ou:
SONHOS DA MENINA

A flor com que a menina sonha

está no sonho?
ou na fronha?

Sonho
risonho:

O vento sozinho
No seu carrinho.

De que tamanho
seria o rebanho?

A vizinha

apanha
a sombrinha
de teia de aranha ...

Na lua há um ninho
de passarinho.
A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?
(Cecília Meireles)


Nenhum comentário: